domingo, 4 de março de 2012

Ó ORUCUM


O Urucum ou Urucu, do tupi uru-ku (vermelho), é uma árvore originária da América Tropical. São arvoretas com grandes folhas de cor verde-claro. Produzem flores rosadas, com muitos estames (que é o órgão masculino da flor).
Os frutos são cápsulas armadas por espinhosinhos maleáveis, que tornam-se vermelhas (um vermelho puxado pra o roxo, na verdade) quando maduras. Então, abrem-se revelando pequenas sementes dispostas em série. É dessas sementinhas que sai a tinta – é preciso amassá-las com a ponta da unha e espalhar.
Pode atingir até 6 metros de altura e suas sementes de cor avermelhada são comumente usadas como corante natural.
O Urucum era, e ainda é, utilizado tradicionalmente pelos índios brasileiros e peruanos como fonte de matéria prima para tinturas vermelhas, usadas para os mais diversos fins, entre eles, protetor da pele contra o sol e contra picadas de insetos; há também o simbolismo de agradecimento aos deuses pelas colheitas, pesca ou saúde do povo.
No Brasil, a tintura de urucum em pó é conhecida como colorau, e usada na culinária para realçar a cor dos alimentos – usa-se muito no nordeste.
Esta espécie vegetal ainda é cultivada por suas belas flores e frutos atrativos
.
Origem do texto: Portal São Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário